FALE CONOSCO 82 3316.9868
82 3333 1234 [email protected]

Se você é servidor municipal, estadual ou federal, saiba que o financiamento de imóvel é repleto de facilidades. Afinal, como você possui maior estabilidade no emprego, . Porém, o que pode gerar dúvida é justamente quais facilidades são essas.

Por isso, se você quer saber quais são os diferenciais do financiamento de imóvel para funcionários públicos, continue lendo o texto e descubra como adquirir um imóvel é bem mais fácil para quem, assim como você, faz parte do funcionalismo público:

 

Juros reduzidos

A Caixa Econômica Federal, principal banco estatal do país, possui uma série de facilidades no financiamento de imóvel para funcionários públicos. Um deles é a porcentagem de juros sobre o empréstimo. O crédito imobiliário disponibilizado para quem atua na esfera pública é maior, quando comparado ao de outras pessoas físicas.

Devido às condições oferecidas pelo banco, você pode conseguir uma economia de quase R$100 mil, a depender da faixa de preço do imóvel que se deseja comprar. Portanto, quem busca um financiamento de imóvel pelo banco pode fazer um excelente negócio.

 

Porcentagem de financiamento maior

Em algumas situações, a porcentagem de financiamento de imóvel para funcionários públicos foi ampliada recentemente para 80% do valor integral do imóvel. O percentual praticado atualmente para as demais categorias de compradores é de 70%.

Isso foi feito como forma de estreitar laços com os funcionários públicos, que possuem a menor taxa de inadimplência. Portanto, configura-se como uma excelente oportunidade para quem busca comprar o primeiro imóvel ou se mudar de um antigo.

 

Crédito facilitado

Pelo fato de conseguir garantir que o crédito obtido para o financiamento será pago em dia, por conta principalmente da estabilidade no emprego, funcionários públicos conseguem aumentar consideravelmente o valor do crédito disponibilizado para a compra de um imóvel financiado.

Em alguns casos, esse valor pode chegar a apenas 5%, que difere dos 7 a 10% praticados para outros tipos de compradores. Além disso, também é possível estender o prazo para até 35 anos e escolher o sistema de pagamento. Ele pode ser pré ou pós-fixado, com parcelas fixas ou gradativas.

 

Parcelas só podem chegar a um terço do salário

Como forma de assegurar que o pagamento seja realizado sem comprometer o planejamento financeiro do comprador, as parcelas só podem atingir até 30% do valor líquido do salário. Dessa forma, ambas as partes saem ganhando.

 

Cuidados e dicas

Financiamento de imóvel para servidores públicos - análise de dados

Foto: rawpixel.com / Pexels

Como a compra de um imóvel é um investimento a longo prazo. Portanto, é preciso levar em consideração alguns fatores para tomar a decisão certa. Confira quais são:

– Pesquise qual das linhas de financiamento é a melhor para você. Pode ser, por exemplo, que um consórcio seja a melhor opção para o momento. Afinal, as taxas de juros, os prazos, tempo de aprovação e outros critérios variam de um tipo de financiamento para outro;

– Saiba quais são os documentos necessários para realizar o financiamento. Adiantar esse passo agiliza (e muito) a liberação do crédito e evita muitas dores de cabeça;

– Vá pessoalmente ao banco e, antes de fechar negócio, tirar outras dúvidas que porventura possam surgir. Principalmente em questões burocráticas, que possuem muitos processos e demandam tempo;

– Não deixe de confirmar se aquela opção de financiamento é realmente a melhor para você, pois caso não seja ele pode te ajudar a descobrir e assim economiza seu tempo;

– Sempre preste atenção nos juros, assim como nos requisitos para aderir às modalidades de financiamento.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de adquirir um imóvel como servidor público, que tal saber qual é a documentação necessária para dar o próximo passo? Além disso, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades e ofertas da Aljos!