Prático e acessível, o papel de parede é um elemento coringa para a decoração. Utilizado principalmente em paredes, ele por si só já é capaz de dar vida a um ambiente. Entretanto, há diversas formas de usar o item para conseguir efeitos incríveis na decoração de sua casa.
O mais legal é que, devido a diversidade de tons e estampas, dá pra fazer cenários incríveis gastando bem pouco. Para te inspirar a transformar os ambientes do seu apê, listamos algumas dicas bem interessantes para aplicar o papel de parede de jeitos nada convencionais, mas super cativantes e criativos. Confira!
Misture estampas de papel de parede na decoração
Foto: Casa Claudia / Reprodução
Uma forma interessante de usar o papel de parede na decoração é mesclando diferentes estampas. Você pode utilizá-las lado a lado ou no mesmo ambiente, só que em paredes distintas. Utilizar o mesmo padrão de cores facilita a harmonização e não pesa na decoração.
Utilize como fundo (ou na superfície completa) de móveis
Foto: archidea.com / Reprodução
Outra coisa inusitada que se pode fazer com o papel de parede é utilizá-lo como fundo ou até mesmo na porta de alguns móveis. Fazê-lo fundo de estantes sem portas, por exemplo, é uma alternativa para dar uma outra cara ao móvel e, consequentemente, ao ambiente. Você pode utilizar diversas estampas que conversem entre si. Além de estiloso, fica super divertido.
Já para a superfície dos móveis, revesti-los com papel de parede é uma alternativa para quem tem itens antigos e quer dar uma repaginada neles. Mesas, cadeiras, racks e até armários de cozinha ganham vida com o uso do papel de parede. Entretanto, é importante analisar o ambiente em questão para que a sobreposição fique harmoniosa, sem exageros.
Brinque com peças de mobiliário vintage
Com o papel de parede certo, dá para brincar com o choque de estilos. Caso você possua móveis vintage em casa, pode utilizar uma estampa de papel de parede para “quebrar” o clima mais sisudo que eles podem trazer. Entretanto, o contrário também é possível: dá pra criar um ambiente clássico utilizando papéis de parede sóbrios e incrementar com móveis contemporâneos.
Emoldure o papel de parede
Foto: Emily Henderson / Reprodução
Se você não deseja gastar muito revestindo uma parede inteira com o adesivo, você pode utilizar algumas estampas de papel de parede e emoldurá-las. Com um pouco de criatividade, é possível deixar diversos ambientes da casa incríveis com mix de estampas e desenhos. Solte a imaginação!
Use papel na parede neutro para dar ênfase a quadros
Foto: Gazeta do Povo / Reprodução
Se você preferir, também pode utilizar papéis de paredes com estampas mais neutras ou com cores sólidas para dar ênfase a alguns quadros que você já possua. Fica igualmente incrível! Só lembre-se de que não pode haver muita informação na estampa do papel de parede escolhido e que a moldura precisa “quebrar” o padrão de cor da parede, para ajudar a diferenciar.
Transforme a parede em um quadro
Foto: Kristjanas Williams Studio / Reprodução
Por fim, você pode investir em papéis de parede que possuem desenhos para dar destaque a um espaço específico do ambiente. Imagine algo semelhante a um mural, mas que toma boa parte ou toda a área da parede. É possível despertar diversas sensações utilizando essa estratégia. Com certeza, quem vê uma parede assim dificilmente a esquecerá.
Viu só? Com apenas um elemento é possível obter diversas possibilidades de uso. Escolha uma que mais se adeque ao ambiente de seu apê e experimente. Certamente o espaço se tornará outro!
Se você gostou desse texto, não deixe de compartilhá-lo com quem também deseja dar novos ares a sua casa. Além disso, assine nossa newsletter para receber mais novidades como esta!
Comments