FALE CONOSCO 82 3316.9868
82 3333 1234 [email protected]

Comprar um imóvel é, certamente, um grande investimento. Por isso, antes de comprar, você deve se certificar de tudo que estará adquirindo junto. O corretor de imóveis, por sua vez, tem a obrigação de lhe fornecer todas as informações referentes ao apartamento, ao empreendimento e o que está no entorno dele.

Dessa forma, se você está procurando um bom local para morar e não sabe quais perguntas precisam ser feitas, te ajudaremos nesta tarefa: listamos dúvidas que precisam ser solucionadas com seu corretor antes de fechar a compra de qualquer imóvel, seja ele um apartamento ou qualquer outro tipo de residência.

Com essas informações em mãos, a escolha de onde morar será muito mais assertiva e várias dores de cabeça pós compra serão evitadas. Sem mais delongas, confira:

 

1. Quais são as opções de pagamento?

Uma construtora pode oferecer mais de uma opção de pagamento. Por isso, é sempre bom saber quais são elas e qual se encaixa melhor em seu orçamento para poder comprar um imóvel.

 

2. Há como negociar o valor do imóvel?

perguntas para o corretor para comprar um imóvel - homem de terno no trabalho

Foto: energepic.com / Pexels

Assim como as opções de pagamento, a construtora também pode disponibilizar condições especiais de negociação. Por isso, é sempre bom perguntar para saber até onde o preço pode diminuir.

 

3. O que a infraestrutura do entorno oferece?

Você não está comprando apenas o imóvel, mas também, de certa forma, tudo que o cerca. Por isso, antes de dar andamento a sua negociação com o corretor, procure saber dele quais são as opções de lazer e serviços que o bairro possui.

 

4. Qual o valor previsto do condomínio?

Lembre-se que não são só as parcelas do financiamento que entram no orçamento mensal. Dito isso, lembre-se de perguntar o preço médio do condomínio. Dessa forma, você consegue planejar seu orçamento após a entrega das chaves com antecedência e não corre risco de extrapolar nas finanças.

 

5. Quais outras taxas terei que pagar além do condomínio?

Esta questão também é importantíssima. Afinal, assim como o condomínio, taxas de manutenção de esgoto, IPTU e transferência do imóvel para seu nome, assim como outras relacionadas aos trâmites burocráticos.

 

6. Quais espaços o condomínio oferece?

Além das opções disponíveis no entorno, também é importante saber o que o próprio condomínio terá a oferecer. Por isso, questione o corretor se haverá espaços como academia, salão de festas, piscina e outras comodidades.

 

7. Qual a posição do apartamento em relação ao sol?

É importante saber se o apartamento fica na posição nascente ou poente. Afinal, a depender da sua rotina, pode ser que a incidência de raios solares no imóvel deixe o apartamento quente nos horários em que você esteja em casa. Além disso, sabendo desse fato, você pode até economizar. Isso porque apartamentos poentes costumam ter preço menor.

 

8. Há perspectiva de valorização do imóvel? Se sim quanto?

Um bom investimento é aquele que gera retorno a curto ou médio prazo, e comprar um imóvel entra nessa questão. Afinal, um apartamento pode valorizar em até 50% após a entrega. Além disso, obras realizadas no bairro ou próximos a sua localização também podem elevar o preço do imóvel. Por isso, não esqueça de perguntar isso.

 

9. Quais são os documentos necessários para dar andamento a compra?

Saber quais são os documentos e taxas a serem pagas é essencial para dar andamento a compra. Além disso, é fundamental ter em mãos essa informação para planejar os custos durante o processo de aquisição.

Agora que você já sabe o que perguntar ao corretor durante a compra de um imóvel, que tal ler o artigo em que falamos sobre duas alternativas para se livrar do trânsito em Maceió?